Philomeno Ribeiro dos Santos

Nome Completo:   Philomeno Ribeiro dos Santos

Partido:   PSD

Telefone:  

E-mail:  

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Filho do major Simão Ribeiro dos Santos e Deolinda da Silva Santos, Philomeno Ribeiro dos Santos nasceu no Distrito de Santíssimo Coração de Jesus/MG, no dia 16 de setembro de 1879. Ainda criança, veio para Montes Claros, onde fez o curso de normalista. Posteriormente, na vida profissional, atuou como professor, coletor de impostos, garimpeiro, comerciante e industrial.

“Após a Revolução de 1930, quando dois partidos políticos dividiam o mando da cidade, convulsionada pela política violenta, o coronel Philomeno Ribeiro foi escolhido como mandatário” (GUIMARÃES, 1997, p. 186), pois era lembrado como uma pessoa pacificadora que, com perseverança e sabedoria, mediava os acontecimentos políticos em Montes Claros e conciliava problemas políticos e sociais tramados pelas polaridades partidárias que se alternavam no poder.

Em 1947, pelo PSD, elegeram-se vereadores o coronel Philomeno Ribeiro e mais outros três companheiros. Apesar de minoritária, a representatividade do PSD no Poder Legislativo, foi fundamental no governo do prefeito doutor Alpheu Gonçalves de Quadros.

Por motivos de doença, em 1948, Philomeno Ribeiro renunciou ao mandato de vereador. Candidatou-se novamente nas eleições seguintes, tornando-se presidente da Câmara Municipal, mas “a doença de Philomeno Ribeiro já não permitia que ele interferisse na vida política de Montes Claros”; desta forma, não cumpriu plenamente os dois mandatos para os quais foi eleito (GUIMARÃES, 1997, p. 185). Na sua ausência, José Maia Sobrinho se tornou o presidente em exercício.

Philomeno Ribeiro dos Santos faleceu no dia 22 de março de 1952. Consta no livro de atas da Câmara Municipal que, no dia 25 de março de 1952, em reunião especial, a Casa Legislativa prestou homenagens ao homem e político que possibilitou a evolução construtiva e a solução de problemas com sabedoria e retidão.