José Nunes Mourão

Nome Completo:   José Nunes Mourão

Partido:   PSD

Telefone:  

E-mail:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Filho de Antônio Fonseca Mourão e Maria Cândida Nunes Mourão, José Nunes Mourão nasceu, no dia 02 de agosto de 1915, na cidade de Serro/MG. Bacharelou-se em direito, em 1940, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Inicialmente, atuou nas Promotorias de Justiça de Rio Pardo de Minas/MG e Coração de Jesus/MG, antes de consolidar a sua carreira política na cidade de Montes Claros.

De acordo com Nelson Vianna (2007a), Mourão teve também uma considerável atuação na área da educação como “professor de Latim, Direito Civil e Comercial do Instituto Norte Mineiro; de Latim e Português do antigo Ginásio Municipal de Montes Claros; professor de Técnica Fiscal e de Prática Jurídica no Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros” (VIANNA, 2007a, p. 383).

Iniciou a sua vida política, pelo PTN, na campanha para as eleições de 03 de outubro de 1950. Atuou em três legislaturas consecutivas como vereador, no período de 31 de janeiro de 1951 a 31 de janeiro de 1963. Por várias vezes, foi eleito secretário da Mesa Diretora. Em 1954, foi eleito presidente e, em 1956, foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal.

O doutor José Nunes Mourão participou de todas as comissões temáticas da Casa Legislativa, fato que o caracterizava como uma pessoa ativa e dinâmica. Segundo Guimarães (1997), ele se tornou um exímio legislador, conseguindo sucesso em seus propósitos, mesmo quando o seu partido era minoria na Câmara de Montes Claros.

Ele foi vereador e presidente da Câmara Municipal de São João da Ponte/MG na legislatura 1963 a 1966. Atrelada a essa função, em 1964, atuou como chefe de gabinete do então prefeito de Montes Claros, doutor Pedro Santos e, em 1965, atendendo aos pedidos, deixou a assessoria do prefeito municipal para assumir a direção do Ginásio Municipal Agroindustrial Professora Dulce Sarmento.

 

A sua vida política, preenchida de incontáveis e valorosos trabalhos, se refletia naquilo que, em meio a mais uma polêmica discussão legislativa, em 1952, o Dr. José Nunes Mourão acabou por dizer: “Tinha a consciência tranquila, porque se algum dia necessitasse novamente do voto popular, o pediria sem vexame, na certeza de que soube, na Câmara, defender os interesses deste povo oprimido e indefeso” (GUIMARÃES, 1997, p. 193-194).

           

A Câmara de Montes Claros, por meio da Resolução nº 373, de 16 de junho de 1981, concedeu ao doutor José Nunes Mourão o Título de Cidadão Honorário como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. Ele faleceu em 02 de setembro de 1999.